sábado, 10 de setembro de 2011

AHOJ

Ruzena, cujo apelido é Ruza, (que está escrito errado, pois meu teclado não possuí os acentos tchecos e se pronuncia "Ruja", sorry Ruza) é tcheca, alta, magra, de cabelos loiros e curtos. Extremamente solicita, educada e que ama conhecer coisas novas, está sempre de bom humor e disposta a nos ensinar tcheco. Possuí um certo desapontamento com a "Mãe Rússia" - embora a República Tcheca não tenha feito parte da URSS. Condena Stalin da mesma forma que nós condenamos Hitler (sabiam que Stalin matou mais que Hitler, e de maneiras mais cruéis?! Sim, é triste e verdadeiro). Possuí uma paciência imensa em ouvir as nossas visões ignorantes e rotuladas da Europa Oriental, estando sempre a nos revelar verdades, entre elas, a desaprovação ao sistema socialista, (regime este, que ainda encanta os idiotas que acham lindo o Brasil ter tido como Presidente da República, um analfabeto). Ainda fica um pouco perdida quando um monte de descendentes de italianos e libaneses falam sem parar em altos decibéis e tudo ao mesmo tempo (sinceramente, até eu fico atordoada). A educação e a discrição europeias são impressionantes quando comparadas à indiscrição e falta de educação brasileiras... sad.
Enfim, sempre uma alegria encontrá-la para uma troca de receitas e cultura.


Semana passada fomos almoçar na casa dela.
Adoro meião cinza, porque de manhã quando saímos, estava meio frio - de tarde estava um calor de morrer.
Resultado: tirei o meião e a camisa!!
Almoço de fim de semana, na fazenda, preparado no fogão à lenha, comidas típicas tchecas preparadas no melhor modo europeu.
Detalhe que ela fez tudo, desde plantar a maioria dos temperos e legumes até alimentar e criar o pato e a galinha... Mais natureba e saudável que isso, impossível. Ou seja, considerando a minha criação, eu estava no céu, bem próximo ao paraíso - um almoço sustentável, com ingredientes de primeira qualidade, com pouco ou quase nada de conservantes, aromatizantes, agrotóxicos..., só pode ser o paraíso mesmo. Sem contar que foi servido na mais fina louça alemã - um jogo completo com sopeiras, molheiras, travessas...  não esses joguinhos mixurucas "made in China" de 24 peças (não confundir com a milenar louça chinesa) ... e talheres de prata. 
Definitivamente, um pedaço do meu paraíso aqui na Terra.
DE ENTRADA: consommé com almôndegas de fígado de pato, legumes, e o melhor - macarrão homemade com trigo europeu - uma delícia!!
Obs. Trigo importado pode comer, já que lá eles são cultivados com menos agrotóxicos que aqui no Brasil, justamente por serem nativos de lugares frios, e não dos 40° do cerrado brasileiro. 
Além do mais, comer um consommé de entrada é o melhor que há para quem quer emagrecer, pois ele aquece e estimula o processo digestório, fazendo com que a comida seja digerida melhor pelo nosso corpo. Porém, como aqui tudo que é bom se desvirtua ou é esquecido, come-se salada antes das refeições, gerando um choque de frio e paralisando o nosso sistema digestório (palavras de mon père)-  e não são apenas os tchecos que começam as refeições com algo quente, entram para a lista do comer com sabedoria os chineses, os japoneses, os italianos, os franceses...
PRATO PRINCIPAL: Pato assado; galinha de poá assada (ou da angola para os que preferirem); refogado de repolho roxo com geleia (que não tem mais acento!!??!?!*, les choses au Brésil) de jabuticaba (um toque das terras brasileiras, vez que não tinha outra mais européia no momento); refogado de repolho branco, molho de cogumelos; tudo acompanhado de pão tcheco, feito com maravilhosas farinhas de trigo tchecas!! Tudo merveilleuse!!
O Pato
SOBREMESA: Mousse au fruit de la passion (adoro que o maracujá chame passion fruit ou fruit de la passion ou frutto della passione, Eva deveria ter comido maracujá e não maçã), nada tcheco, mas muito gostoso.
Depois, de um café com bolinhos tchecos recheados da mais maravilhosa semente de papoula (que eu ganhei uma caixa!!! :), uma voltinha na horta mágica da Ruza.
MORANGOS lindos, doces e perfumados, 
como os que tinha em casa quando eu era criança;
BLUEBERRIES!!!
TOMATOS;
CAPUCHINHAS
 (simplesmente um sonho ter uma flor que se come).
E assim passou o dia, e a tarde, e depois, ao cair da noite repassei todas as maravilhas que vivi, os sabores novos que provei, os aromas que relembrei, as palavras novas que aprendi e a troca de culturas que remexe a boca do meu estômago e me faz querer ir embora desse país que já me cansou...
Xoxo


Ahoj -  é um cumprimento de chegada e despedida, um oi e tchau ao mesmo tempo.
Díky - obrigado
Prosím - que eu achava que era só o nosso "de nada", mas descobri que significa um monte de interjeições...
Maminka - Mãe
Babicka - vovó - mas tem um acento circunflexo de ponta cabeça em cima do C.


Heart's Wish: Encher a mão e comer Blueberry direto do pé e sair com a cara toda roxa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário